Profissionais da rede pública de saúde já podem se inscrever na segunda turma do curso online “Transfusão de Hemocomponentes: da Captação à Hemovigilância”, promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF). A capacitação é gratuita e oferece certificação de 40 horas, com inscrições abertas até 15 de dezembro.
O curso está organizado em módulos que abrangem desde conceitos básicos até procedimentos específicos da rotina hemoterápica, entre os temas abordados estão: Introdução à Hemoterapia, Captação intra-hospitalar de doadores, Produção e distribuição de hemocomponentes, Pacient Blood Management (PBM), Indicação e transfusão de hemocomponentes, Fluxos e procedimentos de solicitação, Testes pré-transfusionais, Monitoramento e reações transfusionais.
Com o objetivo de qualificar equipes da rede pública para o uso seguro e adequado de hemocomponentes e fortalecer as práticas transfusionais em todo o País, o curso estabelece alguns critérios para a emissão do certificado. É necessário concluir 100% das aulas virtuais, atingir pelo menos 70% de acertos nas avaliações e responder ao questionário de satisfação até 31 de dezembro de 2025.
Clique neste link para realizar a sua inscrição.
Notícia com informações da Fundação Hemocentro de Brasília