Muito esperada no calendário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a Festa da Gratidão reuniu doadores, pacientes e parceiros em Fortaleza, nesta segunda-feira (22), marcando o encerramento da Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea. O evento também celebrou os 25 anos da Portaria nº 1.315, de 30 de novembro de 2000, que estabeleceu as diretrizes para o cadastro de voluntários de medula óssea pelos hemocentros em todo o Brasil.
De acordo com a diretora-geral do Hemoce, Dra. Luany Mesquita, a celebração deste ano reúne marcos importantes da Instituição. “O Ceará iniciou o cadastro de doadores de medula óssea em 2000, logo após a publicação da portaria, e desde então construiu um trabalho consistente de referência nacional. Hoje, são mais de 245 mil pessoas cadastradas, resultado do empenho de equipes, parceiros e dos doadores que aceitaram fazer parte dessa rede de solidariedade.”
Durante a cerimônia, aconteceu o primeiro encontro entre a doadora Lívia Vitória e a paciente Maria José, que recebeu a medula óssea. Para Francisca Rodrigues, gerente de apoio ao transplante do Hemoce, a Festa da Gratidão concretiza a emoção vivida por muitas famílias e reforça a importância da doação para transformar histórias.
Doadores e parceiros foram reconhecidos com a entrega de medalhas e troféus por contribuírem para o fortalecimento da rede de apoio à doação de medula óssea no Ceará. O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) também foi homenageado em um evento que contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará, reforçando a integração nacional da política pública de transplantes.