Nos momentos em que os estoques de sangue do país precisam de reforço, a articulação entre os hemocentros mostra o quanto a solidariedade pode salvar vidas além das fronteiras estaduais. No fim de dezembro de 2025, o Hemocentro de Goiás enviou 300 bolsas de concentrado de hemácias para apoiar os estados de Rondônia e Pernambuco. Foram 50 bolsas destinadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e outras 250 para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).
Este foi o quarto acionamento do Hemocentro de Goiás pela Coordenação-Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH), do Ministério da Saúde, ao longo de 2025, contribuindo com mais de 750 bolsas de concentrado de hemácias para unidades de todo o país. Desde 2022, quando passou a integrar de forma sistemática esse esforço nacional de remanejamento, o hemocentro goiano já enviou mais de 5 mil bolsas para reforçar os estoques de outros estados.
A diretora técnica da Rede Hemo de Goiás, Ana Cristina Novais, explica que o resultado é fruto de um trabalho contínuo de estruturação e qualificação. “Hoje estamos em condições técnicas para atender tanto ao estado de Goiás quanto ao remanejamento de hemocomponentes dentro do país.” Segundo Ana Cristina, todos os hemocentros do Brasil enviam relatórios de monitoramento de estoques à CGSH, que acompanha a situação nacional e identifica onde há necessidade de apoio emergencial.
De Goiás para todo o Brasil
O Hemocentro de Goiás vem sendo acionado pela CGSH desde 2022 e, nesse período, já enviou mais de 5 mil bolsas de concentrado de hemácias para diferentes regiões do país. Estados como Roraima, Pernambuco, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul estão entre os que receberam apoio.
Em 2023, foram 1.677 bolsas enviadas em cinco ocasiões. Em 2024, seis solicitações resultaram no envio de mais de 2.459 bolsas. Com o envio mais recente, o total chega a 5.126 bolsas doadas por voluntários goianos e encaminhadas para reforçar os estoques em diversas partes do Brasil.
Notícia com informações do Hemocentro de Goiás