Hemocentros Unidos

Doação voluntária é a pauta deste mês de outubro


Com o objetivo de conscientizar a população e, cada vez mais, disseminar a importância da doação voluntária e altruísta de sangue, o Movimento Hemocentros Unidos lança uma campanha digital intitulada “Doar Sem Troca” que irá ser compartilhada durante todo este mês nas redes sociais do movimento, bem como, será disponibilizada para todos os hemocentros do país que quiserem participar.


A ideia é explicar os motivos pelos quais a doação voluntária é tão importante e tirar de uma vez por todas a ideia de remunerar o doador, seja ele de sangue total ou de plasma, como prevê a PEC 10/2022, que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, no dia 04 de outubro e deve ir para plenário em breve.


A doação voluntária quer dizer muito mais que solidariedade ou amor ao próximo, também significa segurança para o doador e para o receptor da transfusão. Além de ser inconstitucional, ilegal e impactar diretamente na doação de sangue total e na produção dos outros hemocomponentes.


É muito importante que a hemorrede seja fortalecida. Segundo dados do Hemoprod (2020), 66,74% da coleta de sangue total no Brasil acontece nos serviços públicos. Do total de bolsas de plasma produzidas no ano por esses serviços, cerca de 12% foram utilizadas em transfusão, resultando em 1.246.512 bolsas de plasma excedente (aproximadamente 287 mil litros). Se 33,26% do número total de coletas de sangue total são coletadas em serviços privados e privados vinculados ao SUS, há uma quantidade de plasma considerável que pode ser incorporado ao programa de produção de hemoderivados e do qual a Hemobrás necessita para atender os pacientes do SUS.


Por fim, é entendível por todos que a comercialização do plasma pela rede privada não solucionará o problema do sistema brasileiro, mas sim haverá um retrocesso e um agravamento deste. A Campanha Doar Sem Troca quer unir forças e mostrar a todos que a doação deve sim permanecer de forma voluntária, anônima e altruísta.


Assessoria de Comunicação do Movimento Hemocentros Unidos

Jornalista Raíssa Feijó

Contato: (85)98916.8430

E-mail: raissa.feijo@gmail.com