No último dia 22 de novembro, foi realizada a I Troca de Experiências em Pesquisa Clínica, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. O evento, que teve o apoio da Roche e do Instituto Pró-Hemo – IPH, através do Projeto Hemocentros Unidos, reuniu participantes de alguns hemocentros do Brasil para conversar sobre a implantação e detalhes de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). A realização do encontro ficou a cargo do Hemocentro Estadual do Ceará (Hemoce).
Durante o dia os participantes puderam trocar conhecimento sobre todos os cenários que envolvem a ética no ramo de pesquisas clínicas, com temas, como: Ética da Inteligência Artificial na Pesquisa em Saúde; Aspectos Éticos e Documentos Obrigatórios em Pesquisa; Plataforma Brasil; Gerenciamento de Projetos de Pesquisa, entre outros temas pertinentes ao assunto.
Hemocentros do Piauí, Brasília e Bahia, que não possuem comitês de ética em pesquisa implantados em seus equipamentos, além de participantes dos Comitês de Ética do HGF, IJF e Hospital São José estiveram presentes no encontro. A Comissão Nacional de Comitê de Ética (Conep), entidade máxima da área em pesquisa também participou do evento. O principal objetivo foi repassar todas as ferramentas para que os hemocentros implantem seu próprio comitê de ética em pesquisa nas organizações, afim de viabilizar pesquisas clínicas e fortalecer as evidências científicas.
Os participantes também participaram de um tour institucional no Hemoce, após o treinamento.
Assessora de Comunicação do Hemocentros Unidos
Jornalista Raíssa Feijó
Contato: (85) 98916.8430
E-mail: mktprohemo@gmail.com