Hemocentros Unidos

2º Encontro técnico-científico dos Hemocentros do Brasil

Nos dias 11 a 13 de setembro de 2024, foi realizado, em Fortaleza, o 2º Encontro Técnico-Científico dos Hemocentros do Brasil, que contou com a participação de representantes de 29 hemocentros de todo o país de forma presencial, além do ciclo de palestras que aconteceu em formato online e gratuito para profissionais da área da saúde atuantes na hemorrede brasileira, com participação de mais de 4 mil inscritos.

Além da realização do I Seminário Brasileiro de Hemoterapia em Hemorragia Maciça, que aconteceu na noite do dia 12, com transmissão online para os inscritos, mais de 150 convidados presenciais e um palestrante internacional, Mark Yazer, Professor de Patologia e Diretor Associado do Serviço Centralizado de Transfusão da Universidade de Pittsburgh.

O evento presencial, com duração de três dias, entre os diretores dos hemocentros, teve como objetivo a troca de experiências, bem como, um espaço para discussões estratégicas para melhorias no cenário da hemorrede pública nacional, integração e fortalecimento destes equipamentos.

“A gente entende que esses encontros onde tem uma finalidade específica, nos traz oportunidades muito grandes, porque a gente já vem em busca das informações que a gente deseja, das necessidades de cada um dos hemocentros”, afirmou Luiz Gonzaga Catto, Diretor do Hemoba.

De acordo com o Diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o encontro trará muitos resultados positivos para os hemocentros “Certamente o resultado deste 2º Encontro será uma hemorrede mais forte, mais unida e com maior chance da nossa pauta ser viabilizada pelas autoridades de saúde”.

 

As palestras online, realizadas em 12 e 13 de setembro, abordaram temas importantes sobre hematologia e hemoterapia, técnicas de PBM, tecnologias e atualizações da hemorrede, entre outros. Houveram palestrantes de todo o país ministrando os conteúdos.

 

O Instituto Pró-Hemo – IPH, organizador do evento, agradece a todos que compareceram, participaram e fizeram deste encontro um evento inesquecível.

“Quero, antes de mais nada, parabenizar toda a organização do IPH e todas as pessoas envolvidas. A organização foi brilhante”, elogiou Alfredo Mendrone, Diretor da Fundação Pró-Sangue.

“Para nós, que fazemos o Instituto Pró-Hemo – IPH, e apoiamos a causa da doação de sangue e cadastro de medula óssea no país, foi um orgulho e prazer imenso estar a frente de um evento tão importante e grandioso como este pela 2ª vez. Agradecemos muito a todos os presentes, estamos com sentimento de dever cumprido”, afirmou Evandro Castro e Silva, Diretor do IPH.

Assista ao vídeo oficial do 2º Encontro Técnico-Científico dos Hemocentros do Brasil