Em todo o Brasil temos muitas pessoas que gostam e possuem tatuagens, e além disso querem ser doadoras de sangue e salvar vidas através deste gesto. Até um tempo atrás, o tempo de espera para que voluntários tatuados fizessem sua doação era de 12 meses, porém, após estudos do Ministério da Saúde e portaria de consolidação, que orienta todo o processo da doação e transfusão de sangue no Brasil, esse tempo foi reduzido por cerca de oito hemocentros do país.
Hemoam, Prosangue, Hemopar e Hemoce são alguns exemplos de hemocentros que permitem que pessoas tatuadas se candidatem como doadoras de sangue após seis meses da realização do procedimento. Vale ressaltar que o Hemoce, no Ceará, fez esta mudança em seus critérios no dia 21 de agosto de 2023.
Já o Hemocentro de Brasília, Hemoes, Hemosc e Hemorgs faz uma avaliação em relação ao local onde foi feita a tatuagem, desta forma, a espera pode variar de seis a 12 meses. Estes mesmos critérios também se aplicam às pessoas com micropigmentação, piercing (em alguns locais do corpo) e maquiagem definitiva.
Assessoria de comunicação do Movimento Hemocentros Unidos
Jornalista Raíssa Feijó
Contato (85)98916-8430
E-mail: mktprohemo@gmail.com