O compromisso com a qualidade e a inovação tem levado o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) a conquistar reconhecimento internacional. O Hemocentro teve o artigo “Successful implementation of a patient blood management programme in a lower middle-income state” (em tradução livre, “Implementação bem-sucedida de um programa de gestão de sangue para pacientes em um estado de renda média baixa”) escolhido para compor o editorial da revista científica Vox Sanguinis.
A publicação relata a experiência da implantação do Programa de Patient Blood Management (PBM) no Ceará. Produzida pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT), associação profissional global dedicada à transfusão de sangue e terapias celulares, a revista é uma das mais respeitadas do mundo na área da medicina transfusional.
O editorial destaca a atuação do Hemoce no campo do PBM (em português, Gestão do Sangue do Paciente), estratégia que tem revolucionado o cuidado com pacientes ao redor do mundo. O Ceará criou seu próprio programa de PBM em 2017: o PreservaSangue.
A diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, enfatiza a importância da menção ao nível internacional. “Mostrar que é possível alcançar a excelência técnica em nossos serviços e saber que nossa experiência pode servir de referência global, especialmente para países com realidades semelhantes à nossa, é a maior prova de que estamos no caminho certo”, afirma.
O que é PBM?
O Patient Blood Management (PBM) é um modelo de cuidado que busca otimizar o uso do sangue do próprio paciente, reduzindo a necessidade de transfusões e promovendo uma abordagem mais segura, eficaz e personalizada, com o objetivo de melhorar o cuidado com os pacientes.
Embora transfusões possam ser essenciais em determinados casos, elas também envolvem riscos e, quando utilizadas de forma inadequada, podem provocar reações adversas, como sobrecarga circulatória, infecções e até aumento da mortalidade durante a internação. O PBM atua na prevenção, no planejamento e na decisão consciente de quando transfundir.
CONFIRA O ARTIGO COMPLETO AQUI
Notícia com informações do Hemoce