Planejar o futuro do plasma envolve debater aspectos técnicos, financeiros e regulatórios, um desafio que mobiliza cada vez mais a hemorrede brasileira. Com esse propósito, será realizado o evento “Diálogos dos Hemocentros do Brasil – Qualificação e Autossuficiência do Plasma no País”, nos dias 26 e 27 de agosto, em Fortaleza.
Durante os dois dias, a programação trará palestras, discussões em grupo e plenárias sobre temas fundamentais para o futuro da hemoterapia, como o aumento do volume médio de coleta por bolsa, diretrizes para o uso racional do plasma e as necessidades técnicas e financeiras dos hemocentros. O encontro também promoverá sessões técnico-científicas da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e da multinacional Octapharma, além da apresentação de propostas consolidadas pelos grupos de trabalho.
Reunindo especialistas, gestores e profissionais da saúde, a iniciativa visa elaborar soluções práticas e fortalecer a cooperação da Hemorrede Nacional. Realizado pelo Instituto Pró-Hemo (IPH) e pelos Hemocentros Unidos, o evento conta com o patrocínio da Octapharma, fabricante global especializada em medicamentos derivados do plasma.