logo

Ministério da Saúde moderniza a Hemorrede com novos equipamentos para ampliar o aproveitamento de plasma

10 de dezembro de 2025

Durante o encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue, a Hemorrede recebeu o anúncio da entrega de 604 equipamentos de alta tecnologia destinados para a modernização da estrutura de armazenamento de plasma em 22 estados. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o investimento de R$ 116 milhões deve ampliar em 30% o aproveitamento do insumo e fortalecer a produção nacional de hemoderivados.

 

A ampliação da capacidade instalada da Hemorrede marca um avanço nas condições necessárias para que o plasma coletado alcance o padrão industrial exigido na produção de medicamentos como imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação. A modernização também apoia a plena operação da nova fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), inaugurada em 2025, que tem capacidade de processar até 500 mil litros de plasma por ano.

“O investimento representa um avanço estratégico na qualificação do parque tecnológico da Hemorrede viabilizando o aproveitamento total do plasma doado e fortalecendo a produção nacional de medicamentos. Isso reduz a dependência de importações e contribui para autossuficiência em hemoderivados fortalecendo o Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados (Sinasan)”, destaca a Coordenadora-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Luciana Carlos.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o país ampliou de forma significativa o envio de plasma para a Hemobrás nos últimos três anos, passando de 62.390 litros em 2022 para 242.149 litros em 2025, um crescimento de 288%. Ele afirmou que, com a chegada dos novos equipamentos, a expectativa é elevar novamente esse volume e avançar na consolidação da autossuficiência nacional em hemoderivados.

Notícia com informações da Agência Gov