logo

Pacientes da Hemorrede Tocantins terão acesso a novo serviço de plasmaférese terapêutica

24 de outubro de 2025

A Hemorrede Tocantins avançou na ampliação dos cuidados especializados com o início do treinamento para implantação do serviço de plasmaférese terapêutica, realizado no início de outubro, em Palmas. A capacitação reuniu profissionais para aulas teóricas e práticas sobre o procedimento, que permite a remoção seletiva de componentes do sangue, sendo indicado no tratamento de diversas doenças autoimunes, hematológicas e neurológicas.

 

Para a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes, o momento marca uma nova etapa para a saúde pública do Tocantins. “Estamos muito empenhados em dar início ao serviço de plasmaférese terapêutica. Aproveitamos a experiência já consolidada na aférese para doadores para agora expandirmos esse cuidado também aos pacientes tocantinenses.”

 

O responsável técnico da rede, médico hematologista Rodolfo Vargas, ressaltou a importância clínica dessa conquista. Segundo ele, o tratamento é indicado para doenças raras, mas graves, como Síndrome de Guillain-Barré, Miastenia Gravis e Púrpura Trombocitopênica Trombótica. “Até então, não tínhamos disponibilidade de terapia ideal para esses casos no Estado. Agora, passaremos a oferecer essa alternativa, ampliando as possibilidades de cuidado aos nossos pacientes”.

 

Com o equipamento já instalado em Palmas, o serviço está em fase final de estruturação e estará disponível em breve. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a nova terapia representa um avanço importante para a saúde pública do Tocantins, reforçando o compromisso do Governo com a oferta de cuidados especializados e de alta complexidade, além de reduzir a necessidade de transferência de pacientes para outras regiões do país.

 

Notícia com informações da Hemorrede Tocantins