A produção de conhecimento científico é parte essencial do fortalecimento da hemorrede brasileira e da qualificação permanente dos serviços de hemoterapia. Nesse contexto, a servidora Laiane Santos, da Gerência de Processamento da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), teve seu trabalho científico publicado na edição de outubro de 2025 da revista internacional Transfusion Medicine, uma das mais relevantes do mundo na área de medicina transfusional.
Intitulado “COVID-19 pandemic impact on blood donations and discards from screening tests for transfusion-transmitted infections in a Brazilian metropolitan area”, o estudo analisou os efeitos da pandemia de Covid-19 nas doações de sangue e nos descartes decorrentes de testes sorológicos no Distrito Federal, com base em dados do Hemocentro entre 2018 e 2021.
Segundo a autora, a pesquisa só foi possível graças à ampla base de dados da Instituição. Ela destaca que o hemocentro é também um espaço de produção de conhecimento científico e que compreender o impacto da pandemia era fundamental para gerar evidências capazes de contribuir com políticas públicas e com o compartilhamento de informações no Brasil e no cenário internacional.
Os resultados apontaram queda expressiva nas doações logo no início da pandemia, seguida de recuperação em poucos meses. Para Laiane, os dados demonstraram a capacidade de resposta rápida do Hemocentro de Brasília, tanto na adoção de medidas sanitárias quanto na implementação de estratégias eficazes para reposição dos estoques em um período extremamente desafiador.
Notícia com informações do Hemocentro de Brasília